Este Brazil Conhecido lá fora, ainda não é o Brasil de todos nós!
HOME  Quem somos Sede  Respontismo Governo  Notícias  Pesquisar  Doe Fale Conosco

 
INFORME-SE
O que é mídia?
Emissoras de TVs
Internet
Live
Radiodifusão
Jornais
Revistas
Direitos Autorais
Comunicação
O que é comunicação?
Telefonia
Serviço via satélite
 
 
 
GOVERNO CIVIL
Onde político não entra

 

JORNAL

Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo.


 
Os jornais tiveram seu tempo de glória mudando até mesmo a historia e o conceito de muitos países, principalmente lutando pela liberdade de expressão.

Atualmente, com o surgimento da internet, o futuro do jornal é incerto pelos meios tradicionais, mas com o (SFB) no controle, a reciclagem e recuperação dos recursos naturais, acreditamos que este importante meio de comunicação possa continuar ou se enquadrar nas novas tecnologias.

Mais sobre os jornais

As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas.

Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou desporto, entre outros.

A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal.

O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo. Os jornais contemporâneos normalmente são impressos em um tipo específico de papel espesso e áspero - o papel-jornal ou "papel de imprensa", (newsprint em inglês), um papel reciclado, obtido de pedaços de madeira não aproveitados na fabricação de móveis e fibras recicladas., cortado em folhas de tamanhos padronizados.

Tamanho Standard - entre 60 cm x 38 cm e 75 cm x 60 cm.

Tamanho Tablóide - cerca de 38 cm x 30 cm.

Tamanho Tablóide Berlinense (ou Europeu) - cerca de 47 cm x 31,5 cm.

Tamanho Microjornal.

Jornalismo - Editorias

Nos jornais, as editorias podem ser organizadas em Cadernos e Suplementos, que são fascículos de encadernação separada incluídos no conjunto publicado e de periodicidade predeterminada (geralmente semanal).

O conteúdo editorial dos jornais costuma ser dividido em diferentes cadernos temáticos, apresentando um ou vários destes assuntos:

Primeira página do segundo número do Jornal da Certã, em 1887.Os jornais diários, além da divisão em editorias e cadernos temáticos mencionada acima, apresentam ainda outras seções de conteúdo jornalístico no âmbito da opinião, das informações institucionais e da utilidade pública. Elas costumam estar distribuídas pelos cadernos ou páginas especiais.

Editorial - artigos que expressam a opinião institucional e apócrifa (sem assinatura individual) do jornal. Expediente - listagem da equipe da redação (pelo menos a direção, as chefias e as editorias), dados de tiragem e circulação, mais endereços e telefones para contato, assinaturas, números atrasados etc.

Cartas dos leitores - cartas selecionadas pela redação (ou pelo Ombudsman), comentando temas abordados ou sugerindo pautas para novas matérias.

Obituário - falecimentos, geralmente agrupados junto aos anúncios fúnebres.
Coluna Social - notas e fotos de personalidades em festas e eventos sociais.

Efemérides e curiosidades - fatos históricos na data corrente e informações de almanaque e cultura geral.

Charge ou Cartoon. Quadrinhos ou Banda desenhada - geralmente publicados em tiras de três ou quatro quadros.

Palavras-cruzadas, Caça-palavras e atualmente Sudoku. Classificados, Imóveis e Empregos - anúncios pequenos, geralmente pagos por indivíduos.


Hierarquia

Uma empresa jornalística típica costuma apresentar a seguinte hierarquia:
 
Diretor-Executivo ou Diretor Administrativo.
Diretor Comercial.
Diretor de Circulação.
Diretor de Jornalismo ou Diretor de Redação.
Editor-Chefe.
Editores.
Editor de Fotografia.
Chefe de Reportagem.
Repórteres.
Redatores.
Revisores.
Diagramadores.
Ilustradores.
Fotógrafos.
Correspondentes.
Secretário de Redação.


Jornalistas

Lista de jornais e revistas brasileiros
Lista de jornais e revistas portugueses
Lista de jornais da Suécia
Circulação de publicações

Referências:

1. RECICLAGEM Impressão sustentável avança em jornais. Observatório da Imprensa (30/3/2010). Página visitada em 31/05/2010.

Sociedade federativa Brasileira

 


OBS: A INTENÇÃO DA (SFB) É TORNAR O BRASIL LIVRE, HUMANO E PROSPERO, PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE VOCÊ DE SUA SUGESTÃO, CRITICA OU APENAS SEU APOIO NO (Fale conosco). SE ACHAR ESTA MATÉRIA FORA DE SUA PERSPECTIVA, VOCÊ TAMBÉM PODE MELHORA-LA E AMPLIAR O ASSUNTO DE NOSSA PROPOSTA, É MUITO IMPORTANTE O (SEU E-MAIL) SE DESEJA TRANSFORMAR SEU SONHO EM REALIDADE.



Copyright © 1999. (SFB) Todos os direitos reservado. Revisado em: